I Have a Voice!

 

Os jovens são o segmento populacional mais afetado pelas decisões presentes e futuras. Logo, «envolvê-los» na vida democrática é um aspeto vital para o funcionamento da sociedade em geral. Apesar dos atuais esforços para incentivar o «envolvimento» e a participação dos jovens, e apesar de os índices de participação estarem a melhorar gradualmente, ainda não são os ideais. Não podemos, ainda, descurar que a participação dos jovens será mais deficitária quando se encontram em situação de vulnerabilidade social. Segundo a Estratégia da UE para a Juventude, “a exclusão socioeconómica e a exclusão democrática estão interligadas. Os jovens com desvantagens são geralmente cidadãos menos ativos e têm menos confiança nas instituições”.

Como motivos para este défice de participação juvenil na vida democrática (problema social), destacamos: 36% dos jovens da UE não estão interessados em participar e 26% não acredita que estas atividades vá mudar alguma coisa (Flash Eurobarometer 478). No caso das menos oportunidades, as evidências mostram que a dimensão socioeconómica tem forte influência na motivação para a participação: “o conhecimento cívico, as crenças de eficácia e o histórico socioeconómico foram responsáveis por 60% da variação das expectativas dos adolescentes em participar de atividades cívicas” (Manganelli, Lucidi & Alivernini, 2014).

Numa altura em que somos assolados por fenómenos de refugiados em massa, crise económica, conflitos armados, crescimento de movimentos populistas e nacionalistas, catástrofes ambientais, etc., os jovens não podem continuar afastados da vida democrática. O seu envolvimento – de todos – e participação na vida democrática nunca foi tão importante e tão necessário como agora. O I HAVE A VOICE! surge para motivá-los e incentivá-los para esta participação, capacitando-os para tal e demonstrando-lhes o impacto que as suas ações podem ter no presente e no futuro.

 

Necessidades

Organizações

  • Desenvolver oportunidades de participação juvenil, pautadas por uma aprendizagem de qualidade e não-formal, que apoiem o envolvimento ativo dos jovens;

  • Valorizar o papel do jovem na consolidação de sociedades mais construtivas, coesas e sustentáveis, facilitando o acesso às atividades e iniciativas juvenis;

  • Fomentar o reconhecimento dos referenciais europeus para a juventude em linha com a ativação dos jovens para o alcance das mesmas.

Jovens

  • Perceberem o potencial de impacto das suas ações na transformação da sociedade;

  • Disporem das competências necessárias para que possam ativar a sua voz e participarem ativamente na sociedade.

 

Objetivos

Geral

Combater o défice de participação e cidadania democrática dos jovens da UE, incluindo com menos oportunidades.

Específicos

  • Consciencializar os jovens para o seu papel e potencial de impacto na sociedade, conectando-os com diferentes formas de participação;

  • Desenvolver competências nos jovens para a participação democrática, nomeadamente através da ENF e dos jogos.

 

Parceiros

Escola Profissional de Valongo (Portugal)

🤝

PROACTING - Associação para a Promoção do Empreendedorismo e Empregabilidade (Portugal)

🤝

Escola Profissional de Valongo (Portugal) 🤝 PROACTING - Associação para a Promoção do Empreendedorismo e Empregabilidade (Portugal) 🤝

 

Atividades

Mobilidade Virtual

A acompanhar todas estas atividades de execução, os jovens terão acesso a um grupo numa plataforma digital (por ex., whatsapp, discord, etc.) para poderem continuar em constante comunicação, interação, partilha de ideias e sugestões e desenvolvimento de trabalho comum; 

a) Tipo de atividade: atividade de comunicação entre os participantes;

b) Local: online;

c) Datas: entre setembro de 2023 a janeiro de 2025;

d) Métodos de trabalho: ENF, EI e EF;

e) Países envolvidos: Portugal.

Sessões Locais

Em sessões presenciais e/ou digitais, a equipa da PROACTING vai implementar atividades/dinâmicas com os jovens líderes para desenvolvimento de competências e aprendizagens centradas na temática da participação democrática.

a) Tipo de atividade: sessões presenciais e digitais;

b) Local: Mealhada, Portugal e online;

c) Datas: setembro de 2023 a agosto de 2024;

d) Métodos de trabalho: ENF, EI e EF;

e) Países envolvidos: Portugal.

f) Número de Sessões: 11

g) Temas: Introdução à Participação Democrática, Valores, Atitudes, Capacidades, Conhecimentos e Entendimento Crítico

Atividades de Follow-up

Desenvolvimento de sessões de acompanhamento dos jovens após a capacitação anterior, para apoiar a reflexão e a concetualização dos resultados.

a) Tipo de atividade: atividades de acompanhamento dos jovens;

b) Local: online;

c) Datas: setembro de 2023 a agosto de 2024;

d) Métodos de trabalho: ENF, EI e EF;

e) Países envolvidos: Portugal.

Evento Físico - Simulações (Jovens Líderes)

Depois de terem desenvolvimento as 20 competências do Quadro de Referência das Competências para a Cultura Democrática, os jovens líderes vão participar num evento físico em que vão ativar as competências e aprendizagens que desenvolveram. Neste evento, contarão com a participação de decisores, que vão apoiar a simulação/experimentação de papeis e a participação em processos de tomada de decisão, assim como vão dar dicas e informações preciosas aos jovens para ativarem a sua participação.

a) Tipo de atividade: experimentação/simulação;

b) Local: Mealhada, Portugal;

c) Datas: junho de 2024 a agosto de 2024;

d) Métodos de trabalho: ENF, EI e EF;

e) Países envolvidos: Portugal.

f) Número de Sessões: 3

g) Temas: Simulação de participação política, simulação de participação associativa e simulação participação cívica.

Evento Físico - Jovens Líderes e outros jovens

Após capacitação através das sessões locais e dos eventos de simulação, nestes eventos físicos os jovens líderes assumem a responsabilidade de iniciação de capacitação e sensibilização de outros jovens para as questões da participação democrática. Através dos jogos, vão transferir as competências e aprendizagens que desenvolveram para outros jovens, introduzindo-os a esta temática. Vão, também, lançar desafios a estes jovens, que devem cumprir até ao evento seguinte, para apoiar o seu envolvimento na temática e ativação da sua participação. No final da atividade, existe momento para reflexão e conceptualização. Neste evento, vão trabalhar a introdução ao Erasmus+, ao projeto e à metodologia, e vão-se debruçar sobre questões gerais acerca da participação juvenil.

a) Tipo de atividade: capacitação e sensibilização;

b) Local: Mealhada, Portugal;

c) Datas: setembro a novembro de 2024;

d) Métodos de trabalho: ENF, EI e EF;

e) Países envolvidos: Portugal.

f) Número de Sessões: 3

g)Temas: Introdução à participação democrática, valores, atitudes, capacidades; conhecimento e entendimento critico;

Evento Físico - Simulações (outros jovens)

Neste evento, os jovens que participaram nos eventos anteriores vão ter a oportunidade de simulares/experimentar diferentes papeis e envolvimentos em processos de tomada de decisão nas diferentes áreas de participação na vida democrática. O grupo total será dividido em pequenos grupos para que todos possam simular/experimentar as diferentes áreas. Todo este processo é liderado pelos jovens líderes.

a) Tipo de atividade: experimentação/simulação;

b) Local: Mealhada, Portugal;

c) Datas: dezembro de 2024;

d) Métodos de trabalho: ENF, EI e EF;

e) Países envolvidos: Portugal.

f) Número de Sessões: 1

g) Tema: Simulação participação política, cívica e associativa

Evento Físico - Reunião de Trabalho (Jovens Líderes e outros jovens)

Após a realização de todo o trabalho de capacitação e desenvolvimento, pretendemos ter um evento de reunião de trabalho final com os dois grupos de jovens. Esta atividade apoiará a reflexão final entre todos, em que se pretende reunir conclusões sobre todo o trabalho realizado, partilhar resultados e transferir aprendizagens, levando todos os jovens a refletir sobre o desenvolvimento que obtiveram, sobre a importância do projeto para o seu progresso e sobre o que querem fazer a seguir para continuarem a ser ativos. Este evento também apoiará a materialização dos resultados que os jovens vão apresentar no evento final, assim como o estabelecimento de passos seguintes para aplicação das aprendizagens e competências desenvolvidas.

a) Tipo de atividade: reflexão;

b) Local: Mealhada, Portugal;

c) Datas: dezembro de 2024;

d) Métodos de trabalho: ENF, EI e EF;

e) Países envolvidos: Portugal.

f) Número de sessões: 1

Evento Físico - Simulação

Este será um evento de trabalho cooperativo e de disseminação de resultados. Este evento visa estabelecer uma ponte entre os dois grupos de jovens participantes com: agentes de terreno, ou seja, agentes com capacidade de explorar os resultados e de promover novas oportunidades de capacitação e de participação juvenil e com outros jovens (pares). Dito isto, pretendemos que este evento reúna jovens participativos no projeto (os dois grupos), que serão os transmissores dos resultados, e técnicos de juventude/staff/decisores/outros jovens. É essencial que estas partes possam ser capazes de compreender os resultados, de os valorizar e de os colocar em prática nos seus contextos.

a) Tipo de atividade: disseminação de resultados;

b) Local: Mealhada, Portugal;

c) Datas: janeiro de 2025;

d) Métodos de trabalho: ENF, EI e EF;

e) Países envolvidos: Portugal.

f) Número de sessões: 1

 

Perfil dos Participantes

Jovens Líderes

  • Idades compreendidas entre os 16-30 anos;

  • A enfrentar obstáculos (por exemplo, culturais, relacionados com o sistema de ensino; sociais, económicos) ou sem obstáculos;

  • Residentes em Portugal, preferencialmente na zona ou áreas periféricas do local do projeto (Mealhada);

  • Com disponibilidade, motivação e predisposição em participar no projeto;

  • Com interesse nas temáticas do projeto (participação juvenil, inclusão social, proatividade jovem, etc.);

  • Com mindset aberto a novas experiências, sobretudo dinamizadas com recurso à ENF, de capacitação e de empoderamento.

Jovens

  • Idades compreendidas entre os 16-30 anos;

  • A enfrentar obstáculos (por exemplo, culturais, relacionados com o sistema de ensino; sociais, económicos).

  • Residentes em Portugal, preferencialmente na zona ou áreas periféricas do local do projeto (Mealhada);

  • Com disponibilidade, motivação e predisposição em participar no projeto;

  • Com interesse nas temáticas do projeto (participação juvenil, inclusão social, proatividade jovem, etc.);

  • Com mindset aberto a novas experiências, sobretudo dinamizadas com recurso à ENF, de capacitação e de empoderamento.

Decisores

  • Ativos no âmbito da participação política: por exemplo, elementos com cargos de relevância em juntas de freguesia e/ou em câmaras (presidentes, vereadores, secretários, etc.);

  • Ativos no âmbito da participação associativa: por exemplo, elementos inseridos nos ambientes associativos, como em ONGs (elementos de órgãos sociais, técnicos de juventude, elementos de entidades relevantes no setor da juventude como o IPDJ, a Fundação da Juventude, a FNAJ, a ANJE, CNJ, etc.);

  • Ativos no âmbito da participação cívica: por exemplo, elementos com participação ativa na luta pelos direitos e interesses da sociedade em geral (ativistas e entidades).

 

Timetable

 

Resultados

Tangíveis

  • Booklet do projeto, um documento orientador síntese do projeto que deve conter as seguintes informações:

    • Breve descrição do programa Erasmus+ e da Ação Chave 1;

    • Descrição do projeto – Enquadramento, Problema, Necessidades, Objetivos, Parceiros;

    • Atividades desenvolvidas – onde, quando, nº de participantes, perfil dos participantes;

    • Competências desenvolvidas;

    • Resultados e Impactos do projeto;

    • Testemunhos, links para publicações sobre o projeto, entre outros;

    • Fotos das atividades desenvolvidas e alusivas ao projeto.

  • Conteúdos multimédia (fotografias, vídeos, notícias ou entrevistas) realizados durante o projeto;

  • Outros documentos com informações/orientações relevantes para disseminação.

Democratic Meaning: Dicionário de conceitos – iremos debater e aprimorar este resultado com os jovens. Estes serão os decisores em quais conceitos e colocar e quais as definições que melhor se adequam a cada um.

 
 

Intangíveis

  • Desenvolvimento/reforço das 8 competências chave:

    • Comunicação na língua materna;

    • Comunicação em línguas estrangeiras;

    • Competência matemática e competências básicas de ciência e tecnologia;

    • Competência digital;

    • Aprender a aprender;

    • Competências sociais e cívicas;

    • Competências de empreendedorismo;

    • Sensibilidade cultural e criatividade.

  • Desenvolvimento das 20 competências do Quadro de Referência das Competências para a Cultura Democrática;

  • Aprendizagens desenvolvidas pelos jovens ao longo do projeto e transferência das mesmas para grupos de disseminação para inspiração/influência.

 

Impacto

Organizações

Durante o projeto

  • Reconhecimento da importância de iniciativas europeias, como o Programa Erasmus+, para a capacitação dos jovens e para a resolução dos problemas da juventude, incentivando a maior participação dos jovens em programas e atividades do mesmo âmbito;

  • Aprofundamento do know-how acerca da temática da participação democrática e melhoria da capacidade para trabalhar a mesma com os jovens;

  • Maior pensamento crítico, criativo e empreendedor para o trabalho com e para os jovens;

  • Maior conhecimento de práticas, metodologias, métodos e ferramentas promotoras da ação e do trabalho jovem (nomeadamente os jogos), assegurando sempre a valorização das competências e qualificações;

  • Reconhecimento dos problemas europeus comuns e delineação de intervenções europeias, nomeadamente ao nível da participação democrática, adequando os programas aos mesmos, graças à interação e ao trabalho conjunto;

  • Maior compreensão face às prioridades e estratégias europeias no âmbito da juventude, graças ao trabalho conjunto com outras partes e com experiência na juventude, no empreendedorismo e na inovação;

  • Reconhecimento de meios de certificação e validação das competências e maior capacidade de os trabalhar junto dos jovens;

  • Aquisição de experiência na implementação dos projetos (ao nível de todas as fases de um projeto), assim como no contacto com diferentes stakeholders;

  • Maior capacidade de trabalhar em grupo e de melhorar o trabalho em equipa.

Após o projeto

  • A maior participação dos jovens nos projetos/ações/atividades por estas desenvolvidas, o que gerará um maior potencial de impacto das suas intervenções;

  • A maior capacidade de reconhecerem as necessidades, os objetivos, as metas, as ambições e as expectativas dos jovens, pelo trabalho em maior proximidade com os mesmos e pela maior consciencialização e capacidade de auto e hétero análise das necessidades pelos jovens;

  • O maior reconhecimento do seu trabalho junto dos jovens, promovendo o maior alcance dos jovens e o desenvolvimento de projetos/ações/atividades cada vez mais ajustadas e apelativas para os mesmos;

  • A maior capacidade de trabalho com as menos oportunidades, identificando e incorporando meios e ferramentas de inclusão dos mesmos em todas as suas intervenções.

  • Maior capacidade de atuação a nível da UE/internacional: melhores capacidades de gestão e estratégias de internacionalização; reforço da colaboração com parceiros de outros países; maior qualidade na preparação, execução, monitorização e acompanhamento de projetos da UE/internacionais;

  • Método de atuação aperfeiçoado e inovador orientado para os jovens, proporcionando, por exemplo: projetos mais aliciantes e dinâmicos, em conformidade com as respetivas necessidades e expectativas; melhores qualificações dos técnicos de juventude; processos aperfeiçoados de reconhecimento e validação das competências adquiridas durante os períodos de aprendizagem; atividades mais eficazes em benefício das comunidades locais; práticas e métodos aperfeiçoados de animação de juventude de forma a envolver ativamente os jovens e/ou a abordar os grupos desfavorecidos, etc.;

  • Um ambiente mais moderno, dinâmico, empenhado e profissional no seio da organização: preparado para integrar boas práticas e novos métodos nas atividades quotidianas; aberto a sinergias com organizações ativas no domínio da juventude, inclusão social e empreendedorismo (ou outras áreas de contacto).

Jovens Líderes

Durante o projeto

  • Aquisição/desenvolvimento de competências chave e competências relacionadas diretamente com a ativação da participação democrática;

  • Maior reconhecimento das potencialidades do desenvolvimento de competências nas respostas às suas necessidades individuais e de grupo;

  • Maior reconhecimento do seu valor pessoal e da sua ambição;

  • Maior reconhecimento sobre o impacto da adoção de uma participação ativa na vida democrática, nas suas diferentes esferas, para a transformação pessoal e social;

  • Maior espírito de iniciativa e de empreendedorismo pelo trabalho em equipa, intercultural e com orientação para fins comuns;

  • Maior compreensão face às estratégias e prioridades europeias no âmbito da juventude;

  • Maior conhecimento das oportunidades existentes e maior predisposição para participar em projetos e/ou atividades que incitem o envolvimento proativo, crítico e consciente, no âmbito do Programa Erasmus+ e de outros similares;

  • Maior reconhecimento acerca de diferentes formas de participação na sociedade, incluindo a nível político, associativo e cívico;

  • Maior reconhecimento dos diferentes papeis que os jovens podem assumir na sociedade, de qual o contributo que podem dar e que como ativar a sua participação nos mesmos;

  • Maior reconhecimento das metodologias existentes, como a ENF e os jogos (gamificação), e das suas potencialidades no desenvolvimento de novas ações participativas e inclusivas.

Após o projeto

  • Conceptualização das competências desenvolvidas e adoção de pensamentos e atitudes participativas e inclusivas;

  • Maior espírito de iniciativa e de proatividade;

  • Maior capacidade empreendedora, na medida em que serão jovens mais aptos a colocar as suas ideias em ação e, com isso, em ultrapassar condicionalismos e barreiras à inclusão social;

  • Maior capacidade de identificar oportunidades europeias de desenvolvimento de competências e de as analisar, compreendendo quais as que se adequam/encontram com os seus objetivos e metas pessoais e profissionais;

  • Maior aptidão para dialogar e para desenvolver trabalho com outros jovens e com decisores das diferentes esferas, incluindo o desenvolvimento de projetos em conjunto que visem dar resposta a necessidades comuns no contexto europeu;

  • Maior predisposição para assumir um papel ativo, consciente e crítico no seu meio e para influenciar outras partes (jovens, associações, comunidade, etc.) a participar em projetos/ações/atividades que pretendam empoderar os jovens na construção do seu futuro e na construção de uma sociedade europeia unida.

  • Maior sentimento de pertença social, seja na sua comunidade, seja no contexto europeu;

  • Maior inclusão social, graças à capacidade de participar ativamente na esfera social (seja pelo desenvolvimento de ações; pelo apoio no desenvolvimento de ações; pela participação em ações que usem o seu testemunho e experiência como meio de influência de outras partes; etc.);

  • Melhores perspetivas de vida, graças às competências desenvolvidas que complementam o referencial formal já adquirido e que valorizam o papel/aptidão dos jovens para desenvolver um trabalho de qualidade;

  • Maior participação social nas diferentes esferas sociais.

Restantes Jovens

Durante o projeto

  • Desenvolvimento generalizado de competências-chave;

  • Iniciação ao desenvolvimento de competências para a participação democrática;

  • Reconhecimento de diferentes formas de participação na vida democrática;

  • Reconhecimento do seu papel na sociedade;

  • Reconhecimento das potencialidades da ENF e dos jogos como uma mais-valia para o seu desenvolvimento;

  • Estabelecimento de laços de amizade e solidariedade com outros jovens;

  • Reconhecimento das oportunidades do Erasmus+ e programas similares;

  • Maior motivação e abertura à exploração de oportunidades de desenvolvimento de competências que apoiem o seu desenvolvimento e a sua participação ativa.

Após o projeto

  • Mais participação em novas oportunidades de aprendizagem, incluindo a partir da ENF e dos jogos;

  • Maior consciência comunitária, incluindo à luz de valores europeus partilhados pelo projeto;

  • Maior participação política, associativa e/ou cívica.

 

Certificação

Certificado YouthPass

Um dos instrumentos utilizados será o Youthpass.

Para consultar mais informações sobre a plataforma clique em “Saiba mais”:

 

Currículo Europass

Outro instrumento utilizado será o Europass.

Para consultar mais informações sobre a plataforma clique em “Saiba mais”:

Certificado específico do projeto

 

Avaliação

Ações

Inicial: trata-se de uma avaliação de diagnóstico para apuramento do que é necessário fazer, compreender as ambições/expectativas dos jovens e identificar soluções;

Final das atividades: aval. da componente logística e prática e avaliação dos resultados percecionados por parte dos participantes;

Intermédia: aval. do que está a ser feito, o ponto de situação face ao inicialmente previsto e os passos seguintes;

Final: Pretendemos compilar todo o processo avaliativo num momento final e compreender quais foram, efetivamente, os resultados do projeto e os impactos gerados/passíveis de serem gerados;

Follow-up: avaliação após o término do projeto para aferir quais os impactos do projeto, quais os desafios de retorno à comunidade e de transferência/aplicação dos resultados.

Meios

  • Checklists;

  • Inquéritos aos participantes e stakeholders;

  • Relatórios de monitorização e avaliação;

  • Reuniões online para debate do ponto de situação;

  • Reflexão e discussão conjunta;

  • Youthpass e CV;

  • Folhas de presença.

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