Acreditação Pedido Anual 2023

 

Consideramos um problema base no desenho da Acreditação. Este será sempre o problema de base do nosso trabalho no domínio da juventude, sendo que pode abarcar especificidades mediante a definição conceptual e temática anual:

- Exclusão social dos jovens e desintegração no mercado de trabalho como consequência da ausência de competências chave para aprendizagem ao longo da vida e de pensamentos e atitudes empreendedoras.

Além da sua própria mudança pessoal, educativa e profissional, os jovens lidam com desafios e com necessidades acrescidas que, sem o devido apoio e oportunidades, acabam por ser prejudiciais na construção do seu futuro e projeto de vida. Aliás, recorrendo à Estratégia da União Europeia para a Juventude 2019-2027 (EUEJ), “Muitos jovens deparam-se com incertezas sobre o seu futuro, em resultado da globalização e das alterações climáticas, das mudanças tecnológicas, das tendências demográficas e socioeconómicas, do populismo, da discriminação, da exclusão social, das notícias falsas, (…)”.

O desequilíbrio relacional entre os jovens e o seu ambiente dificulta o seu trabalho. Se não forem capazes de identificar e promover ações participativas, apelativas e ajustadas às necessidades e interesses dos jovens, o talento e o potencial juvenil continuarão a ser desperdiçados.

As competências e aptidões digitais são essenciais para dar a cada indivíduo uma oportunidade igual de prosperar na vida, encontrar emprego e ser um cidadão empenhado. Dispor de competências e aptidões digitais e garantir a disponibilidade de infra-estruturas e equipamentos digitais tornou-se ainda mais crucial desde o surto da pandemia de COVID-19. Quase todas as aprendizagens e empregos futuros exigirão um certo nível de competências e aptidões digitais. A evolução tecnológica em curso exige o desenvolvimento de competências e aptidões ao longo da vida por todos os aprendentes, se a Europa quiser manter-se economicamente competitiva e participar na vida social.

 

Necessidades

Promover oportunidades de:

  • Desenvolvimento profissional dos TJ, de modo que a resposta às necessidades e estratégia europeia seja eficiente e eficaz, inovadora e ajustada;

  • Reconhecimento e de incorporação de experiências, metodologias e estratégias europeias no trabalho juvenil;

  • Interação europeia, quer para desenvolvimento de conhecimento e de experiências, quer para reforço das capacidades dos TJ.

  • De capacitação e de experimentação, fora do contexto educativo, para desenvolvimento de competências chave para aprendizagem ao longo da vida, no caso dos jovens.

  • De mobilidade europeia para reforço da ligação e consciencialização face ao projeto europeu, no caso dos jovens.

  • De reforço da participação social e democrática, ativa e consciente, crítica e interessada, no caso dos jovens.

 

Objetivos

Geral

O objetivo geral do Training Course é criar uma rede de técnicos de juventude (TJ) bem capacitados, prontos para orientar e apoiar jovens no mundo digital, permitindo que aproveitem ao máximo as oportunidades e contribuam para a inovação social, para o crescimento económico e para o desenvolvimento sustentável.

Específicos

  1. Capacitar TJ com informações atualizadas sobre tendências, tecnologias e oportunidades no mundo do empreendedorismo digital.

  2. Capacitar os TJ para ensinar e orientar jovens em aspetos práticos, como no apoio ao desenvolvimento de projetos start-up sobre Empreendedorismo Digital, ou na adaptação de projetos atuais a nível digital.

  3. Incentivar TJ a promover a criatividade e a inovação nos jovens, ajudando-os a identificar soluções inovadoras e disruptivas para os desafios do mundo digital.

  4. Fomentar a partilha de ferramentas digitais e plataformas relevantes para o empreendedorismo, como sistemas de gestão de projetos.

  5. Munir TJ com novas metodologias de orientação de jovens em questões de liderança, gestão de equipa e planeamento estratégico, essenciais para o sucesso empreendedor no contexto digital.

  6. Preparar TJ para lidar com os desafios únicos enfrentados pelos jovens no mundo digital, como a rápida evolução da tecnologia, a competição online e a segurança cibernética.

  7. Capacitar os TJ para se tornarem mentores e facilitadores com mais experiência, capazes de apoiar efetivamente os jovens no seu percurso.

 

Youth Exchanges

O objetivo do Youth Exchange sobre Digital Entrepreneurship é capacitar e inspirar jovens a explorarem o mundo do empreendedorismo digital, proporcionando-lhes conhecimentos, competências e experiências práticas de cariz digital relativas ao empreendedorismo. Desta forma delineámos os seguintes objetivos:

  1. Desenvolvimento de competências chave necessárias para criar e gerir projetos no cenário digital, incluindo competências de liderança, pensamento criativo, resolução de problemas e comunicação eficaz.

  2. Capacitar jovens para aplicar os seus conhecimentos e competências nas suas próprias iniciativas digitais.

  3. Analisar as diversas facetas do mundo digital

  4. Incentivar os participantes a pensarem de forma empreendedora, encorajando-os a identificar oportunidades e a transformar ideias em ações concretas.

  5. Fomentar a colaboração com outros participantes de diferentes origens culturais e criar uma rede de contatos.

  6. Promoção da inovação e do desenvolvimento de soluções criativas para os desafios enfrentados no empreendedorismo digital.

O objetivo final é que, ao término do intercâmbio, os participantes estejam preparados para enfrentar os desafios do empreendedorismo digital e aptos a usar esta alternativa de forma a combater a baixa taxa de empregabilidade. 

 

Parceiros

 

Atividades

A Acreditação engloba três grandes atividades transnacionais:

  1. Traing Course: Back to the Digital Era

  2. Youth Exchange: Don’t Stop the Youth

  3. Youth Exchange: Entrepreneurial State of Mind

Para cada uma destas mobilidades estão incluídas sessões de preparação de caráter presencial e/ou virtual, e sessões de disseminação de resultados.

 

Perfil dos Participantes

Youth Workers

  • Acima de 18 anos;

  • Com menos oportunidades;

  • Motivados para participar no projeto;

  • Capazes de concetualizar resultados/aprendizagens e de os partilhar com os seus pares;

  • Familiarizado com o programa Erasmus+, prioridades e estratégias europeias e metodologia de educação não formal.

  • Capazes de intervir com os jovens no processo de desenvolvimento de capacidades;

  • Capacidade de implementação futura e/ou de transferência de resultados;

  • Conhecimentos básicos da língua inglesa;

  • Comunicativo, consciente de si próprio e interessado;

  • Proactivo, dinâmico e entusiasta.

Jovens

  • Entre os 13 e 30 anos (preferencialmente entre os 18-25), com particular incidência em jovens em ensino secundário, final de período educativo, à busca do próprio emprego, à busca do 1º emprego, desemprego, NEET, etc;

  • Com motivação para participar no projeto;

  • Com capacidade de concetualizar os resultados/aprendizagens e partilhar os mesmos com os seus pares;

  • Com capacidade de influência dos pares;

  • Com conhecimentos básicos da língua inglesa;

  • Comunicativos, conscientes e interessados;

  • Proativos, dinâmicos e entusiastas.

Pretendemos abarcar, ainda, jovens com menos oportunidades, desintegrados dos sistemas de educação e formação, estágio ou trabalho, excluídos social e com pouca ou nenhuma experiência em projetos transnacionais.

 

Metodologia

O processo de aprendizagem assenta em métodos participativos e em abordagens participativas, recorrendo, para isso, à educação não formal. O processo de aprendizagem decorre de uma metodologia centrada no participante, nas suas necessidades e na sua visão, no seu ritmo e ambição/expectativa de aprendizagem.

Incluímos, portanto, nas nossas atividades dinâmicas de grupo com uso de role-play, simulações, com introdução de novas ferramentas, e por aí adiante.

Fotos

Traing Course: Back to the Digital Era

Youth Exchange: Don’t Stop the Youth

Youth Exchange: Entrepreneurial State of Mind

Vídeos

 

Resultados

Tangíveis

  1. Booklet do projeto

  2. Documento com boas práticas de empreendedorismo de cada país parceiro membro do consórcio.

  3. First Step to our Project: Manual com as primeiras ideias desenvolvidas pelos participantes

Intangíveis

  1. Competências (pessoais, de aprendizagem, de empreendedorismo, digitais, etc.)

  2. Experiências

  3. Perceções dos envolvidos

 

Impacto

Jovens

  • Capacitados com novas e/ou melhoradas competências chave, competências criativas e empreendedoras, com impacto no seu futuro;

  • Capacitadas com competências que potenciem a descoberta de soluções para problemas próprios;

  • Capazes de reconhecer o seu talento e potencial e de o moldar em ideias e ações concretas que os retirem das situações de exclusão e vulnerabilidade;

  • Com maior espírito de iniciativa e de empreendedorismo;

  • Mais compreensivos face às prioridades europeias no âmbito da juventude;

  • Com maior conhecimento das oportunidades existentes e predisposição para participar em projetos e/ou atividades, quer no âmbito do Programa Erasmus+, como em programas similares, que incitem o envolvimento proativo, crítico e consciente;

  • Capazes de reconhecer e valorizar as suas competências pessoais e capazes de se adaptarem às exigências do mercado de trabalho;

  • Aptos a reconhecer os seus interesses, ambições e perspetivas futuras, permitindo uma tomada de decisão ajustada e consciente aos seus objetivos futuros

Técnicos de Juventude

  • Capazes de assumir um trabalho direto e reforçado com os jovens, incluindo aqueles com menos oportunidades, em prol da sua integração social e profissional;

  • Capacitados com competências e experiências para trabalho com os jovens;

  • Com maior reconhecimento de práticas, métodos e ferramentas voltadas para a capacitação dos jovens no âmbito da inclusão social, empreendedorismo, empregabilidade, etc.;

  • Capacitados para trabalhar internacionalmente e em cooperação com outros agentes sociais e organizações;

  • Capacitados para identificar e atuar diretamente nos problemas e necessidades que afetam os jovens e que limitam a adaptação à evolução social;

  • Com maio reconhecimento de práticas, prioridades europeias e de políticas que incitem o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos jovens;

  • Maior reconhecimento e incorporação de abordagens inclusivas e participativas, assentes na transversalidade de metodologias e na utilização das TIC, por forma a que se tornem apelativas à participação dos jovens.

 

Certificação

O processo de reconhecimento e de validação dos resultados será feito com recurso a instrumentos como:

Youthpass: com base nas suas 8 competências e em concordância com o quadro de referência das Recomendações do Conselho da UE, os participantes poderão reconhecer e conceptualizar as competências e experiências adquiridas. O certificado será fundamentar para que os participantes possam descrever as atividades e a contribuição destas para o desenvolvimento de competências; refletir sobre o processo de aprendizagem não formal; refletir o valor acrescentado do projeto na sua vida pessoal, social e profissional e assegurar uma conceptualização das competências.

 

Disseminação

 

Avaliação

Para avaliar o progresso dos objetivos e dos resultados teremos indicadores de progresso e de resultado que demonstrarão o percurso feito e o sucesso do mesmo e/ou os pontos a melhorar.

Por prática, será mantido o modelo de avaliação assente em OBJETIVO - META - KPI (Key Performance Indicator), com foco no “Como?” e em indicadores-chave.

Serão, para tal, utilizados meios de avaliação como:

  • Recolha e análise das reflexões, feedbacks e testemunhos dos elementos do consórcio, participantes e parceiro estratégicos, no final de cada atividade;

  • Checklists e grelhas de avaliação simplificadas, a aplicar no final de cada atividade;

  • Atas de trabalho;

  • Cronogramas e orçamentos base;

  • Folhas de presença;

  • Inquéritos (pré e pós) aos participantes e parceiros (incluindo stakeholders) que podem ser disponibilizados online (por exemplo, através de Google Forms);

  • Relatórios intermédios;

  • Outros pertinentes.

 

Avaliação Back to the Digital Era (0-5):

  1. Satisfação com a preparação da mobilidade: 3,8

  2. Satisfação com a comunicação previamente ao TC: 4,3

  3. Satisfação com a organização: 4

  4. Conteúdo: 4,1

  5. Trainer: 4,6

  6. Coffee Break: 3,9

  7. Acomodação: 3,2

  8. Sala de Reuniões: 4,4

  9. Balanço entre tempo de atividades e tempo livre: 4,2

 

Avaliação Don’t Stop the Youth (0-10):

  1. Conteúdo dos workshops: 8,1

  2. Atividades realizadas no âmbito da temática: 8,6

  3. Balanço entre tempo de atividades e tempo livre: 8,9

  4. Grupo: 8,4

  5. Coffee Break: 8,6

  6. Refeições: 6,5

  7. Alojamento: 8

  8. Sala de Reuniões: 9

  9. Facilitador/a: 9,4

  10. Comunicação prévia à realização da atividade: 8,3

 

Avaliação Entrepreneurial State of Mind:

  1. Conteúdo dos workshops: 8,2

  2. Atividades realizadas no âmbito da temática: 8,2

  3. Balanço entre tempo de atividades e tempo livre: 8,5

  4. Grupo: 9,1

  5. Coffee Break: 7,6

  6. Refeições: 6,2

  7. Alojamento: 7,1

  8. Sala de Reuniões: 8,6

  9. Facilitador/a: 9,4

  10. Comunicação prévia à realização da atividade: 8,9

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