YOU(th)R FUTURE!

 

O "Policy Document on Quality Youth Participation and Representation in Institutions" (EYF, 2020) revela que as atuais formas de participação e representação juvenis muitas vezes não refletem as preferências dos jovens nem são verdadeiramente inclusivas. Apesar do interesse e ativismo da juventude em formas alternativas de participação social e democrática, o seu conhecimento e potencial ainda não são totalmente aproveitados na construção de políticas sociais e juvenis orientadas para a mudança sustentável.

O afastamento entre as instituições e os jovens é um fenómeno antigo, tendo a United Nations Youth destacado que, em 2012, a maioria dos jovens de 186 países enfrentava limitações na participação efetiva nos processos decisórios. Esse afastamento reforça a baixa participação social e democrática dos jovens, identificada como um problema social que requer ações mitigadoras.

É nesse contexto que surge o projeto YOU(th)R FUTURE!. Com o ano de 2024 marcado por eleições europeias, é urgente capacitar, envolver e conectar os jovens à vida democrática e ao projeto europeu. Dados mostram que 35% dos jovens portugueses nunca participaram de atividades democráticas, tais como votar nas eleições (Flash Eurobarometer 478). O projeto busca abordar essa lacuna através de atividades que familiarizem os jovens com conceitos e sistemas de decisão, com o funcionamento dos organismos de decisão e com o processo eleitoral, além de criar espaços participativos e inclusivos.

Assim, o YOU(th)R FUTURE! surge para atender às necessidades de diversas partes interessadas:

- Organizações: reforçar a capacidade de desenvolver iniciativas de participação juvenil de qualidade; reconhecer métodos de aprendizagem e intervenção alternativos que estimulem a participação social e democrática dos jovens; e criar oportunidades de empoderamento e valorização juvenil alinhadas com as estratégias e prioridades europeias para a juventude.

- Jovens: aceder a oportunidades de participação social e democráticas ajustadas às suas necessidades; entender o sistema de participação democrática e compreender a importância do seu papel ativo e comprometido; e desenvolver competências chave com impacto ao longo das suas vidas.

 

Objetivos

Geral

O YOU(th)R FUTURE! tem como objetivo geral aumentar a participação social e democrática dos jovens. Visa, assim, preencher lacunas na participação democrática dos jovens, capacitando-os para moldar o seu futuro e contribuir para uma sociedade mais inclusiva e democrática.

Específicos

  • Capacitar, ligar e envolver os jovens entre si, com a sua comunidade e com a comunidade europeia;

  • Criar espaços de participação social e democrática para os jovens, incluindo aqueles em situação de menores oportunidades, que aumentem o conhecimento e proximidade com os organismos e decisores;

  • Investir em formas alternativas, inovadoras e inteligentes de participação juvenil, recorrendo à multidisciplinaridade metodológica;

  • Investir no desenvolvimento de competências chave para aprendizagem ao longo da vida que conduzam a pensamentos e atitudes mais participativos.

 

Atividades

Mobilidade Virtual

Sessões abertas aos jovens envolvidos no projeto (jovens regulares) e a outros jovens que estejam interessados em envolver-se no projeto, permitindo-lhes uma proximidade com as dinâmicas europeias. Estas sessões têm enfoque em tópicos declarados como essenciais para a participação segura dos jovens.

Eventos Físicos

Foram 6 eventos que visam juntar os jovens regulares com jovens externos, sendo os primeiros os responsáveis por envolver e capacitar os segundos no cerne da participação juvenil. Estes visam ser momentos de partilha de conhecimento, de transferência de saber, de informação e de sensibilização, de familiarização com conceitos, de desmistificação e de esclarecimento, promovendo maior capacidade de interpretação dos mesmos nos passos práticos no dia-a-dia dos jovens.

Em 2 destes eventos, estarão presentes agentes de decisão e/ou elementos com influência na juventude. O objetivo desta sinergia é que exista diálogo entre os jovens e os decisores para que se partilhem ideias e realidades sobre (1) o contexto e desafios dos jovens e (2) os organismos de poder e decisão

Atividade de Mobilidade

Trata-se de uma atividade de mobilidade de 3 dias de representantes dos jovens regulares ao local de sede de um organismo europeu. Pretendemos que esta seja uma atividade onde os jovens poderão conhecer organismos europeus e interagir com um Eurodeputado e/ou alguém com influência democrática europeia. Esta atividade pretende que os jovens lidem com as aprendizagens obtidas em contexto real e que entendam como funcionam estes organismos e qual a importância dos mesmos na coesão social e democrática da comunidade europeia, em particular no domínio da juventude. Nesta atividade, os jovens serão ainda sensibilizados para as eleições europeias. Nesta atividade participarão 10 jovens regulares e 2 facilitadores.

Trata-se de uma atividade fundamental para o alcance dos objetivos do projeto na medida em que proporciona uma oportunidade única de conhecer e de interagir com ambientes e espaços de decisão, sensibilizando os jovens para a importância da sua ação participativa. Além disso, esta atividade é fulcral para a participação eleitoral europeia, dado que vai aproximar os jovens a agentes de decisão.

 

Perfil dos Participantes

Jovens

  • 20 jovens regulares (6 em situação de menos oportunidades) que participam em todo o projeto e em todas as atividades. Estes jovens serão beneficiários diretos do projeto e organizam atividades específicas para os jovens externos;

  • Jovens externos que participam nos eventos físicos (exceto no evento físico 5) com o objetivo de desenvolver conhecimento e experiências pessoais e sociais. Também estarão envolvidos no decorrer do projeto, sobretudo pela mobilidade virtual, sendo que poderão expor a sua opinião e necessidades e contribuir para a melhoria efetiva do projeto. O número de jovens externos envolvidos varia com os eventos e, dentro deste grupo, existirão também situações de menos oportunidades.

 

Timetable

 

Resultados

Tangíveis

  • Booklet do projeto;

  • Participation Tool: motivações para a participação social e democrática dos jovens;

  • Conteúdos multimédia (como fotografias, vídeos, notícias ou entrevistas) realizados durante o projeto;

  • Outros documentos relevantes.

 
 

Intangíveis

  • Desenvolvimento/reforço das 8 competências chave (compatíveis com o Youthpass) e aprendizagens desenvolvidas pelos jovens ao longo do projeto e transferência das mesmas para grupos de disseminação para inspiração/influência.

 
Anterior
Anterior

SupPORT EU

Próximo
Próximo

Comunidade sem Fronteiras: o jogo da inclusão social