PRO(F) LITERACY

 

Sobre o Projeto

O PRO(F)LITERACY tem como principal finalidade capacitar os jovens vimaranenses, que enfrentam situações de risco de exclusão social para uma gestão financeira mais racional, consciente e informada, evitando problemas que advêm da ignorância financeira. Pretendemos representar uma solução a um problema abrangente que deve ser atacado por diversas frentes. A lacuna de conhecimentos de literacia financeira deve ser perspetivada tendo em consideração a ampliação das condições de vulnerabilidade a que as famílias (e os jovens) estão expostos por via da eclosão da pandemia COVID-19 e com os mais recentes eventos bélicos à porta da europa. Esta realidade trouxe consequências negativas e riscos de exclusão para as famílias que, por via da força da estagnação da economia, do desemprego e da inflação, viram a agravar-se as suas situações de pobreza.

O projeto assume-se enquanto resposta estruturada e concertada - com o apoio de múltiplos agentes motivados em promover o conhecimento relacionado à literacia financeira, o desenvolvimento de resiliência financeira e a consciencialização do poder que os meios digitais podem representar nas famílias portuguesas.

 

Perfil dos Participantes

Jovens:

  • Idade entre os 16-30 anos;

  • Residentes no concelho de Guimarães;

  • Com menos oportunidades e/ou pertencer a grupos sociais sub-representados;

  • Em transição para a idade adulta;

  • Com motivação para participar do projeto;

  • Capaz de partilhar resultados com jovens em grupos locais;

  • Com capacidade de influenciar os seus pares.

 

Objetivos

1. Desenvolver competências chave para aprendizagem ao longo da vida e adoção de pensamentos e atitudes empreendedoras (com foco nas competências de literacia financeira);

2. Desenvolver atitudes empreendedoras, independentes, autónomas, conscientes e críticas, face à sua vida e face ao seu contexto social que levem os jovens a promover mudanças e soluções práticas.

 

Parceiros

 

Atividades

Workshops de literacia financeira: Estes workshops consistem na construção de conhecimentos e competências junto dos jovens por via de dinâmicas de grupo.

Esta atividade contempla 3 fases distintas, nomeadamente:

1) Exposição: Exploração de temas tais como Planeamento e gestão do orçamento; Sistema e Produtos Financeiros Básicos; Poupança; Crédito; Ética; Direitos e Deveres.

2) Participação: Momentos destinados à participação ativa dos jovens no que concerne ao debate dos temas explorados;

3) Testemunho: Interação entre os jovens e agentes com experiência prática nas questões da literacia financeira.

Laboratório empreendedor:

Nesta atividade o objetivo principal será colocar os jovens a desenvolver, através de uma forte componente de trabalho de equipa, ideias de projetos de literacia financeira destinados a sensibilizar outros jovens e a comunidade envolvente. Esta atividade finaliza com o desenvolvimento de um PITCH no qual os diferentes grupos devem expor os seus projetos de literacia financeira perante um grupo de avaliadores/júris.

Partilha difusora:

Esta atividade será o culminar de todo o projeto e tem como principal objetivo a disseminação junto da comunidade dos projetos anteriormente desenvolvidos. Os jovens serão os difusores das campanhas de sensibilização dirigidas por si.

 

Projetos de empreendedorismo

 

Metodologia

Esta resposta social assenta em diferentes atividades na base da metodologia preventiva e de capacitação fundamentada nos princípios da Educação Não Formal e Informal.

 

Fotos

 

Vídeos

Youtube

 

Resultados

  1. Desenvolver em 80% conhecimento, atitudes e comportamentos financeiros num grupo de 90 jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, no concelho de Guimarães, durante 6 meses, através da metodologia de Educação Não Formal e Informal. Este objetivo consubstancia o ambicioso projeto que pretendemos levar avante em estrita colaboração com o know-how e a proximidade concelhia que a CM de Guimarães tem junto da sua população jovem. Pretendemos atingir os jovens através de múltiplas vias: Para aqueles que se encontram dentro do sistema de ensino (ensino secundário) a escola poderá ser uma via facilitadora para chegar até eles; para os jovens que se encontram fora do sistema de ensino e que não se encontram inseridos no mercado de trabalho, as organizações de sociedade civil serão um forte aliado na captação do grupo-alvo. A monitorização deste objetivo será desenvolvida por via de observação direta e materializada através de questionários que avaliem progressivamente o nível de conhecimentos (antes e após as múltiplas sessões) e a satisfação face ao projeto.

 

2. Promover, durante 4 meses, 10 projetos de empreendedorismo jovem junto de todo o nosso público-alvo com base no desenvolvimento das aprendizagens sobre literacia financeira. O PRO(F)LITERACY pretende, na segunda fase de execução, fomentar uma componente empreendedora que estimule os jovens a desenvolver projetos sociais comunitários relacionados com as temáticas exploradas. Quanto à monitorização deste objetivo a mesma será feita através da mensuração dos projetos desenvolvidos, considerando o empenho dos jovens na sua consecução (fichas de presença que avaliem a assiduidade), os seus níveis de satisfação (questionários de resposta aberta e fechada) e a visibilidade dos projetos (mensurar o alcance dos projetos em número, por exemplo através aferição de quantas pessoas assistiram aos resultados dos projetos). No caso de se detetar desvios nos resultados esperados, a PROACTING promoverá campanhas de sensibilização mais amplas, atingindo outros agentes sociais, outras organizações e outros jovens para satisfazer as metas traçadas - envolvendo plenamente a comunidade.

 

Impactos

O projeto pretende contribuir para a redução das disparidades existentes entre os jovens no acesso a oportunidades de desenvolvimento social, pessoal e profissional através do:

  • Desenvolvimento de competências chave para aprendizagem ao longo da vida e adoção de pensamentos e atitudes empreendedoras (com foco nas competências de literacia financeira);

  • Desenvolvimento de atitudes empreendedoras, independentes, autónomas, conscientes e críticas, face à sua vida e face ao seu contexto social que levem os jovens a promover mudanças e soluções práticas.

O PRO(F)LITERACY responde às necessidades dos jovens, colmatando os problemas que estes enfrentam diariamente. Este é um projeto que oferece a transferência de conhecimentos e competências essenciais para que os jovens desenvolvam atitudes e comportamentos empreendedores e conscientes. Enquanto resultados diretos teremos entre 90 a 120 jovens mais capazes de se desenvencilharem das limitações impostas pela pobreza e pelo risco de exclusão, mais resilientes no que concerne ao complexo sistema financeiro e mais capazes de empreender ideias inovadoras e procurar emprego digno. A comunidade será, tal como explorado anteriormente, alvo da forte dinamização juvenil que o projeto pressupõe.

 

Certificação

 

Avaliação

A avaliação permite-nos definir as estratégias de aprendizagem dos jovens à medida que as atividades se vão desenvolvendo, adaptar progressivamente os nossos métodos e recursos para que estes se adaptem às necessidades dos jovens e analisar os resultados decorrentes das ações por nós desenvolvidas. A avaliação é uma ferramenta essencial para compreender os pontos fortes e as fragilidades do projeto - servindo como base para a melhoria e inovação do projeto no seu futuro.

Prevemos 3 formas distintas de avaliação, nomeadamente:

  • Diagnóstico prévio (início);

  • Monitorização contínua (durante);

  • Avaliação final (fim).