Green Europe!
Em julho de 2015, a Assembleia Nacional francesa adotou formalmente um novo marco na legislação sobre o clima: a lei sobre a Transição Energética para o Crescimento Verde (ETL). Os objetivos principais são, por si só, impressionantes. Até 2050, a lei estabelece que as emissões de carbono devem diminuir 75%, enquanto o consumo total de energia em França deve ser reduzido para metade - de longe o objetivo de eficiência mais agressivo do mundo. São também estabelecidos novos objetivos rigorosos para a redução do consumo de combustíveis fósseis, o abandono progressivo da energia nuclear e o aumento das energias renováveis. A lei tem também como objetivo transformar a vida das pessoas comuns. O desemprego em França tem vindo a aumentar nos últimos anos, mas espera-se que a ETL crie 100 000 novos postos de trabalho nos setores da energia limpa e da reciclagem até 2019, ajudando o país a entrar num novo paradigma de crescimento verde e inclusivo. A fraca taxa de reciclagem de plásticos em França está a arrastar para baixo a média europeia, de acordo com os números da indústria. O Journal de l'Environnement, parceiro do EURACTIV, informa.
A taxa de reciclagem de plásticos na Europa registou um ligeiro aumento de 1,4% em 2016-2018, de acordo com os números publicados pela associação industrial PlasticsEurope.
No total, a taxa de reciclagem de plásticos atingiu 32,5% em 2018 em toda a UE, um ligeiro aumento em relação a 2016. Mas França tem vindo a arrastar para baixo a média da UE, com uma taxa de reciclagem de 24,2% em 2018, mostram os números da indústria. E apesar do ligeiro aumento em toda a UE, a taxa de reciclagem global continua longe da taxa de recuperação de energia, que se situa em 42,6% dos resíduos de plástico (mais 0,9% durante o período). Este projeto será organizado entre os países da UE, dos Balcãs Ocidentais e da EECA, devido à diversidade cultural e à dimensão europeia do nosso projeto.
A situação atual na Europa pode ser avaliada através de uma análise das necessidades com base em estudos e relatórios relacionados, juntamente com uma forte análise SWOT e os pontos fracos e a necessidade de trabalhadores jovens verdes qualificados. Por conseguinte, o nosso projeto irá preparar os técnicos de juventude para desenvolver e aplicar competências ecológicas nas suas atividades profissionais e tendo em conta o Green New Deal da UE e o 10.º Objetivo da Juventude "Europa Verde e Sustentável". O projeto tem como objetivos formar técnicos de juventude para se tornarem técnicos ecológicos, partilhando os seus conhecimentos com os seus jovens e aplicando abordagens ecológicas no seu trabalho e nas suas atividades pessoais e profissionais, salvaguardando o trabalho ecológico e a vida dos jovens com este método.
Objetivos
Geral
Neste contexto, o projeto tem como objetivo geral formar técnicos de juventude e líderes de juventude na utilização de ferramentas e métodos sem plástico no trabalho com jovens e nas suas vidas como modelos para os jovens com quem trabalham diariamente. Partilhar e inventar ferramentas e métodos de trabalho com jovens sobre o desenvolvimento sustentável com base no Objetivo da Juventude "Europa Verde e Sustentável" da Estratégia Europeia para a Juventude "Envolver, ligar e capacitar os jovens". Ser capaz de motivar os jovens a tornarem-se cidadãos europeus amigos do ambiente.
Específicos
Os objetivos do projeto são:
Sensibilizar 44 participantes para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável contra o plástico, com base no Objetivo da Juventude "Europa Verde Sustentável" da Estratégia Europeia para a Juventude "Envolver, ligar e capacitar os jovens";
Avaliar 44 participantes sobre ferramentas e métodos de trabalho com jovens amigos do ambiente, sustentáveis e sem plástico, em geral, e autoavaliação a nível pessoal e profissional, em particular;
Melhorar as competências de 44 membros do pessoal e voluntários de 11 parceiros no que respeita à utilização de ferramentas sustentáveis e sem plástico no trabalho com jovens e na vida dos jovens para um contexto de vida e de trabalho amigo do ambiente;
Ser capaz de preparar, implementar e avaliar ferramentas e métodos sustentáveis de trabalho com jovens sobre proteção ambiental;
Produzir uma brochura eletrónica sobre métodos de trabalho com jovens sem plástico e amigos do ambiente contra as alterações climáticas, com sugestões de adaptação às diferentes realidades locais.
Atividades
Uma atividade intitulada "Green Europe" - Training Course sobre partilha e invenção de ferramentas e métodos de trabalho com jovens sobre desenvolvimento sustentável, com base no Objetivo da Juventude "Europa Verde e Sustentável" da Estratégia Europeia para a Juventude "Envolver, ligar e capacitar os jovens". A mobilidade teve como metodologia a educação não formal.
Visita Preparatória
Training course